brds
news

XR is NOW: a cross reality invadiu o SXSW 2019

credit • Meio & Mensagem

XR is NOW: a cross reality invadiu o SXSW 2019

Films

As ruas do centro de Austin foram tomadas por casas e ativações de marcas durante o SXSW Interactive. Por todo lado se encontravam experiências imersivas e/ou interativas que cruzavam a linha entre o real e o virtual, apresentando novas tendências, hardwares, (haptics, cadeiras especiais, mocap, etc) e propostas criativas em diversos segmentos da indústria XR.

(Crédito: Billetto Editorial/Unsplash)

O termo XR (Cross Reality) é uma forma prática de se agrupar diversos conceitos relacionados à mídia imersivas (realidade virtual, aumentada, mista, hyper, etc) e tem ganhado força a medida que essas tecnologias avançam, tornando a linha que as separa cada vez mais blurred. A popularidade do XR têm crescido tanto que pela primeira vez, esse ano, se tornou uma track oficial do SXSW.

Durante o festival, o hotel JW Marriot foi sede da track XR, onde dezenas de palestras, painéis, workshops e exibições ocorriam diariamente. As conversas giravam em torno de todo o espectro da indústria, desde o futuro do mercado — como sobreviver, distribuir e lucrar produzindo em XR — até questões éticas e filosóficas de como esse novo formato deve ser tratado.

Além de proporcionar o espaço de debate, o Marriot também hospedou uma das atrações mais bombadas do SXSW, o, Virtual Cinema. O espaço, dedicado para exibição de mais de 25 peças, ativações e experiências XR estava extremamente concorrido, com longa espera e filas surreais. O espaço era composto por um mix de filmes 360º e peças interativas — produzidas por artistas independentes e/ou principais estúdios de XR do mundo — algumas com estreia ali e outras lançadas no início do ano e já exibidas anteriormente em outros festivais, como Sundance.

Além das palestras com grandes nomes da indústria e das experiências espalhadas por todo lado, o networking ali é muito massa! Conhecer novas pessoas e encontrar antigos amigos, diretores e produtores de todos os cantos do mundo é essencial para entender como está caminhando a evolução do ecossistema XR, sentir o mercado mundial e projetar expectativas futuras. No contexto de comunidade vale lembrar ainda que tivemos uma forte presença da comunidade brasileira de XR esse ano no festival, vários membros da XRBR (associação brasileira de XR) estavam por lá explorando juntos as tendências da indústria e colaborando para o fortalecimento do nosso mercado nacional.

XR é uma indústria que vive sua infância, e sem dúvida uma infância prodígio, que evolui rapidamente e certamente revolucionará a forma como nos relacionamos com o mundo em diversos segmentos. Essa fase beta incentiva riscos e descobrimentos, é um momento mágico, em que artistas, cientistas e tecnólogos somam forças para explorar realidades paralelas e descobrir novas formas de se contar histórias, resolver problemas, se comunicar e socializar.

John Lasseter já dizia nos seus tempos de Disney/Pixar: “A a arte desafia a tecnologia e a tecnologia inspira a arte”. Sem dúvida o SXSW Interactive potencializou essa relação, agora cabe a nós se arriscar frente ao desconhecido e continuar cruzando universos, quebrando barreiras e desenhando o futuro no qual acreditamos através da arte, ciência, tecnologia e XR.

Broders - Nosso Whatsapp Broders - Nosso Whatsapp