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Tudo sobre mercado audiovisual e realidade virtual no Festival Path 2019
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Já escrevemos alguns artigos sobre como o Festival Path 2019, em sua sétima edição, é a melhor opção de evento para o final de semana dos dias 1 e 2 de junho em São Paulo – e que pela primeira vez vai estar na Avenida Paulista, inovando em pleno caos urbano na maior cidade do país. Falamos aqui nesse artigo sobre as inovações que o Festival traz na área da música, e dessa vez chegou a hora de falar sobre o audiovisual e realidade virtual.
O Chicken or Pasta entrevistou a Geórgia Guerra-Peixe (Joca), diretora de cinema de longas como o documentário O samba que mora em mim (2010) e curadora da área audiovisual do Festival Path, para as pessoas que pretendem entrar no mercado e para quem já trabalha na área saberem o que esperar da programação de palestras e workshops do evento.
Além disso, entrevistamos também Fabio Hofnik, produtor do Hyper Festival, um festival exclusivo no Brasil sobre produção e mercado de VR/AR e Fundador do TheXRDb.com, para falar sobre a programação de VR/IA que vai rolar no festival. Confira tudo aqui embaixo:
A indústria de audiovisual e o futuro: o que esperar?
Qual o mercado por trás das telonas? Na palestra “Com a mão na película: os desafios dos produtores no cinema brasileiro”, a conversa é com quem realiza os projetos cinematográficos no Brasil, para discutir se o mercado de quem faz é o que faz o mercado de quem assiste. Como estão os movimentos para manter e aquecer as produções? Quais os obstáculos enfrentados para seguir levando as produções brasileiras ao patamar internacional?
Quem vai estar nesse bate-papo é Caio Gullane, Juliana Funaro e a conversa toda vai ser mediada por Zico Goes, que já foi gerente de programação e conteúdo da Globosat, e hoje é vice-presidente de conteúdo da FOX. Para quem não liga o nome à pessoa, Caio Gullane fundou a Gullane Entretenimento em 1996 e produziu mais de 45 longas e 25 séries, especiais e documentários para televisão, trabalhos reconhecidos com premiações importantes no Brasil e exterior, sucessos de público e crítica. Juliana Funaro é advogada e Produtora de Cinema com especialização em direito autoral, propriedade intelectual e entertainment business.
A oficina “Os cursos de audiovisual conseguem acompanhar o mercado?” será uma excelente oportunidade de refletir sobre a formação dos novos profissionais do mercado audiovisual e saber como as instituições de ensino estão enxergando um meio cada vez mais vinculado à tecnologia e novas mídias. A oficina é conduzida por Humberto Neiva, que é coordenador do curso de graduação de cinema na FAAP, professor das matérias de “Produção Executiva” e “Distribuição e Exibição” do Curso de Cinema da Faculdade de Comunicação da FAAP em São Paulo; e também pela Gisele Jordão, doutora em comunicação e práticas de consumo, mestre em gestão internacional e bacharel em comunicação social (ESPM-SP), e professora da ESPM São Paulo nos cursos de graduação em Comunicação Social e Cursos de Férias de Marketing Cultural e temas afins, desde 1999.
A Globo, o principal canal de TV aberta no Brasil, dá os primeiros passos no formato de vídeo sob demanda. O que acontece quando o streaming chega para transformar a maneira como o conteúdo é consumido? Quais são as singularidades do mercado brasileiro para o mercado global? Esses são alguns dos questionamentos de uma das palestras indicadas fortemente pela Joca, a “Quando a TV parte para a internet”, conduzida pelo Tiago Lessa, Head de Marketing, CRM e Inteligência Globoplay, e Vera Zaverucha, que já foi diretora da Ancine, secretária de estado da SAV, e diretora da FCB.
Por último, vale mencionar a palestra “O poder do audiovisual em redesenhar a realidade brasileira”, uma conversa sobre liberdade criativa e os caminhos da dramaturgia brasileira e como vislumbrar novos caminhos por meio do audiovisual com Paula Sacchetta, diretora do filme “Precisamos Falar do Assédio”, Alice Riff, diretora de “Meu Corpo é Político” e Taina Muhringer, que é roteirista de TV e escreveu “Eu Preso”, a estrear no Canal Curta.
Tudo o que você precisa saber sobre VR e IA hoje
Photo by Paul Bence on Unsplash
Os dois painéis sobre VR no Festival Path, segundo Fabio, tem o objetivo de aproximar o público do Path dos profissionais que pensam e criam VR no Brasil e seus desafios e projetos futuros, assim como facilitar o entendimento do publicitário, anunciante e estrategista no que é possível de ser produzido através das tecnologias e linguagens imersivas digitais. O enorme desafio do momento, ainda segundo Hofnik, é dar um motivo minimamente satisfatório para o uso das novas tecnologias que não seja prejudicial ao social, ou seja, preencher lacunas nas vidas de todos sem apagar a humanidade de cada um.
Controles táteis, sensores de movimento corporal e rastreamento de visão são apenas algumas da série de inovações que estão revolucionando a forma que nos relacionamos com o mundo. As novas tecnologias procuram realizar experiências cada vez mais reais e interativas entre as pessoas e seus dispositivos. Na palestra “As novas tecnologias imersivas a favor das melhores experiências”,você vai ter a oportunidade de saber tudo de mais atual sobre as indústrias de realidades imersivas e quais são as tecnologias de hardware e software que estão tornando a imersão mais completa. A Márcia Golfieri, que participa do painel, se considera Catalista Corporativa, Desorganizadora Empresarial e Líder de Desenvolvimento de Ecossistema Startup para pesquisa e inovação, tem uma bagagem enorme em formação de comunidades e tecnologias disruptivas e entende muito bem o uso mais adequado das ferramentas que estamos vendo nascer todos os dias. Os outros palestrantes sãoArgemiro Lima, Head da Plataforma de tecnologia do Facebook no Brasil e Gabriela Thobias, co-fundadora da Skullfish Studios.
Os games e a realidade virtual estão transformando a forma com que interagimos com histórias. Na mesa “VR e AR no cinema, games e publicidade”, você vai entender como as novas linguagens do audiovisual imersivo tem trazido experiências únicas que transformam o cinema, os games e a publicidade, com Bruno Pedroza, sócio-fundador e diretor criativo da produtora Broders; Simone Kliass, idealizadora e co-curadora do festival Pixel Voice e membro fundadora do XRBR; e Camilla Slotfeldt, designer digital, artista e empresária de games e CEO da BitCake Studio.E aí, pronto para ver isso tudo acontecer?
Horário das oficinas
Essa é dica pra colocar na agenda! Anota aí em que horário essas oficinas vão acontecer:
Data: 1 de Junho | Horário: 11:00 – 12:00: Os cursos de audiovisual conseguem acompanhar o mercado?, Maksoud Plaza, Sala Santa Catarina
Data: 1 de Junho | Horário: 11h45 – 12h45: O poder do audiovisual em redesenhar a realidade brasileira, Maksoud Plaza, Sala Mato Grosso
Data: 1 de Junho | Horário: 15:00 – 16:00: VR e AR no cinema, games e publicidade, Hotel Tivoli Mofarrej, Sala Jardins B
Data: 2 de Junho | Horário: 13h45 – 14h45: Quando a TV parte para a internet, Hotel Tivoli Mofarrej, Sala Pinheiros
Data: 2 de Junho | Horário: 17h00 – 18h00: Com a mão na película: os desafios dos produtores no cinema brasileiro, Hotel Tivoli Mofarrej, Sala Jardins B
Data: 2 de Junho | Horário: 11h00 – 12h00: As novas tecnologias imersivas a favor das melhores experiências, Clube Homs, Sala Paulista
*Foto destaque: Giu Vicente